sábado, 16 de fevereiro de 2008

" DÉCADA DE 70 " REBELDIA E SALTO ALTO


No final da década de 60 houve um retorno a um rock mais direto e primitivo, como uma resposta daqueles que não gostavam da psicodelia, sendo que como resultado a psicodelia sumiu, deixando somente o seu "filho": o rock progressivo.

Hard rock: O estilo que marcou esta década combinava perfeitamente a modernidade alcançada com o rock e o clássico, além de estilos como blues e jazz. As bandas conhecidas como a tríade que deram início ao movimento foram: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple (para cujo estilo foi cunhado o termo heavy metal, para fins de definição), mas nomes como Aerosmith, Kiss, Rainbow, Whitesnake, Grand Funk Railroad, Blue Cheer, Scorpions, AC/DC e Van Halen também acompanharam o estilo. O Hard Rock se tornou tão popular que suas características acabaram se tornando o conceito de Rock para a maioria, o que posteriormente gerou muita confusão ao criar o Heavy Metal.
Glam rock: Rock com purpurinas e saltos altos, os nomes mais conhecidos internacionalmente são: New York Dolls, Gary Glitter, T. Rex, Queen, David Bowie, Roxy Music, Slade, Heart etc. No Brasil o grande representante do Glam Rock foi o grupo Secos & Molhados, que surgiu nos anos 70.

Ramones em concerto.Punk rock: O punk rock foi o estilo que surgiu no final dos anos 70, quando o rock estava sofrendo um momento de impopularidade e as apresentações ao vivo não estavam fazendo muito sucesso. Pregava o jeito "Faça Você Mesmo" (Do It Yourself) de fazer música, em direta oposição ao som extremamente esmerado do progressivo. Defendia a rebeldia e de certa forma herdou do rock a crítica social. Como principais nomes podem ser citados: Ramones (um punk de categoria e também considerados percursores do estilo) ,The Troggs, Sex Pistols, The Clash, Television, The Stooges (do Iggy Pop, considerados Pré Punk) entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Sua Opinião!