quinta-feira, 13 de maio de 2010

" FESTIVAL DA NOVA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - MPB 80 "


















Período de exibição: 14/03/1980 – 23/08/1980
Horário: 21h10
Periodicidade: sextas-feiras
Direção: Walter Lacet
Supervisão: Augusto César Vannucci
Produção musical: Guto Graça Mello e J.C.Botezelli
- Com uma pré-seleção dirigida pelo maestro Guto Graça Mello, o Festival da nova música popular brasileira – MPB 80, apresentado na faixa de programação Sexta super, elegeu 60 finalistas entre 16 mil compositores e 20.183 músicas inscritas.
A Rede Globo convocou compositores de todo o país para o festival, e o interior foi representado por um número significativo de concorrentes.
- Ensaios e eliminatórias foram realizados no Teatro Fênix, no Riocentro e no Teatro do Jóquei Clube do Rio de Janeiro. As músicas concorrentes foram divididas em grupos de 15 e apresentadas em quatro eliminatórias. Cada etapa apontava cinco músicas para formar as 20 composições que concorreriam às semifinais. O júri era composto por 200 profissionais das mais diversas áreas, como artistas plásticos, compositores, críticos, jornalistas e DJs.
- Durante as eliminatórias foram realizados shows com destacados nomes da MPB, como Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Nelson Gonçalves e Tom Jobim. Gravaram-se, ainda, depoimentos sobre os festivais (como os do então ministro da Educação e Cultura Eduardo Portella, dos críticos musicais Ricardo Cravo Albin e Sérgio Cabral, do jornalista Blota Júnior e dos cantores Ângela Maria, Caetano Veloso, Elis Regina, Jair Rodrigues, Nara Leão e Zé Ramalho).
- Pelas normas do festival, os três primeiros colocados, o melhor arranjo e os melhores intérpretes masculino e feminino receberam prêmios em dinheiro.
A composição campeã também levou um troféu criado especialmente para o evento.
MPB 80 fez uma parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Discos para que todos os classificados nas eliminatórias fossem contratados por uma gravadora. Cada concorrente gravou um compacto para ser divulgado nas rádios.
- Algumas músicas alcançaram grande sucesso, como a composição de Luiz Ramalho Foi Deus quem fez você, cantada por Amelinha,














que atingiu a marca de 300 mil discos vendidos. Outras lançaram novos nomes na MPB, como Jessé,















classificado com Porto Solidão, de Zeca Bahia e Gincko, que vendeu mais de 100 mil discos. Jessé ganhou o prêmio de melhor intérprete masculino. Outras canções de destaque foram Clareana, de Joyce e Maurício Maestro, interpretada pela própria Joyce, e Nostradamus, composta e defendida por Eduardo Dusek.
- A finalíssima foi realizada no Maracanãzinho, no dia 23 de agosto, reunindo um público de 30 mil pessoas. Enquanto os jurados davam as notas, Fagner, Gonzaguinha e Jorge Ben Jor se apresentavam para a platéia. Entre os concorrentes finalistas estavam nomes já consagrados na música nacional, como o grupo A Cor do Som e os cantores Baby Consuelo e Renato Teixeira.
- A campeã do festival foi Agonia, de Mongol, interpretada por
Oswaldo Montenegro;











em segundo lugar ficou Foi Deus quem fez você, de Luiz Ramalho com Amelinha;

















e em terceiro, A massa, de Raimundo Sodré e Antonio Portugal,













Jane Duboc,


















recebeu o prêmio de melhor cantora pela interpretação de Saudade,
de Nato Gomes.
- A direção do festival foi de Walter Lacet, com supervisão de Augusto César Vannucci, produção musical de Guto Graça Mello e J.C. Botezelli, e apresentação de Christiane Torloni, Glória Maria, Luiz Carlos Miele, Marcos Hummel, Nelson Motta e Paula Saldanha, que também realizavam entrevistas.
- A segunda edição do Festival da nova música popular brasileira teve novo patrocinador e passou a se chamar MPB-Shell.
- Participaram tambem do festival Sandra de Sá
cantando Demonio Colorido















Nostradamus (Eduardo Dusek) - Intérprete: Eduardo Dusek














Mais Uma Boca (Fátima Guedes) - Intérprete: Fátima Guedes

















Essa Tal Criatura (Leci Brandão) - Intérprete: Leci Brandão


Um comentário:

  1. Ficou faltando a participação de Guilherme Arantes e a música "Fantoches" que ele cantou ao piano. Por um bom tempo eu tinha a gravação em áudio desta interpretação, mas perdi o cassette. Agora estou atrás dele. Se souber onde encontrar...

    ResponderExcluir

Deixe Sua Opinião!