sábado, 15 de maio de 2010

" MPB - SHELL 1981 "



















Período de exibição: 13/03/1981 – 12/09/1981
Horário: 21h10
Periodicidade: mensal (sextas-feiras)
Direção: Augusto César Vannucci e Guto Graça Mello
Co-direção: Luiz Carlos Pires
Produção musical: J.C. Botezelli
Apresentação: Paula Saldanha, Marcos Hummel, Christiane Torloni e Luiz Carlos Miele.














- O festival patrocinado pela Shell era apresentado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, e foi transmitido ao vivo para todo o país, de março a setembro de 1981, uma sexta-feira por mês, com direção de Augusto César Vannucci e Guto Graça Mello e produção musical de J.C. Botezelli.
- No dia da estréia, a TV Globo exibiu um show de lançamento anunciando os concorrentes. Nos intervalos foram realizados números musicais com artistas que haviam se destacado no ano anterior, no Festival da nova música popular brasileira – MPB 80, como Joyce e Raimundo Sodré, além dos já consagrados Alceu Valença e Milton Nascimento, que participaram de outros festivais. A apresentação ficou a cargo de Paula Saldanha, Marcos Hummel, Christiane Torloni e Luiz Carlos Miele.
- Para o evento, 60 músicas – vindas de diferentes partes do Brasil e também de Portugal, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai – foram classificadas, sendo que apenas 12 participaram de cada uma das cinco etapas. Novecentos postos revendedores da Volkswagem no Brasil inteiro foram usados para receber as 60 mil inscrições feitas para o festival.
- A primeira eliminatória, exibida na faixa de programação Sexta super, foi ao ar em 10 de abril. Naquela noite, as canções foram defendidas por
Walter Franco,













Quinteto Violado,














Oswaldo Montenegro, vencedor do Festival da
nova música popular brasileira – MPB-80 interpretando Agonia.




















Diversos estilos musicais estiveram representados, do xote às baladas românticas e ao rock. Foram também exibidos shows de artistas consagrados, como Elba Ramalho e Dorival Caymmi.
- O júri de seleção de cada noite era composto por 200 pessoas, entre críticos, jornalistas, estudantes, donas-de-casa e profissionais liberais. Os votos eram totalizados na hora, por computador.
- Trinta canções chegaram à final do concurso, realizada em setembro, no Maracanãzinho. Metade das concorrentes foi selecionada pela gravadora Som Livre; a outra metade, pela equipe de produção, que não interferia no visual ou no arranjo das músicas, para deixar os artistas à vontade no palco. Sessenta músicos ficaram à disposição dos concorrentes para a produção dos arranjos. Os ensaios para as apresentações aconteceram no Riocentro.
- Purpurina, canção de Jerônimo Jardim interpretada pela atriz e cantora
Lucinha Lins,

















foi a primeira colocada do MPB-Shell 1981 e recebeu a maior vaia da história dos festivais. Foram cerca de dez minutos de demonstração de descontentamento
– o público preferia Planeta água, de Guilherme Arantes,
que foi defendida pelo próprio autor.


















A canção obteve o segundo lugar, ficando em terceiro o samba Mordomia, de Ari do Cavaco e Gracinha, cantado por Almir Guineto.











Lucinha Lins consagrou-se como a melhor intérprete.




























Os vencedores receberam prêmios em dinheiro.

- Também se destacaram nesse ano as músicas
Perdidos na selva, do grupo Gang 90 & As Absurdetes;













Navega coração, da dupla Kleiton e Kledir;


















e Londrina, de Arrigo Barnabé, premiada como melhor arranjo.



















- Lucinha Lins entregou à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), em nome da Rede Globo, um cheque correspondente à renda líquida da final do festival. A doação fazia parte da campanha que vinha sendo promovida pela emissora em apoio ao Ano Internacional das Pessoas Deficientes.
- Também integraram a equipe do festival o co-diretor Luiz Carlos Pires e a produtora Nalygia Santos.

6 comentários:

  1. Ô SAUDADE DOS GRANDES FESTIVAIS...AQUILO SIM ERA ARTE! LANÇOU MUITA GENTE BOA E HOJE MAIS DEO QUE NUNCA MERECIA VOLTAR, POIS A BOA MÚSICA GRITA POR SOCORRO!!!

    ResponderExcluir
  2. Impressiona a escala do evento (incluindo o "júri" de 200) e o resultado. Purpurina? Valeu, excelente o artigo para conhecer a origem de "Planeta Água". Estes festivais fazem falta!

    ResponderExcluir
  3. Você tem esses festivais em video para vender ?

    Paulo Delfino

    cantodefolia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. só ta faltando o cantor zé Geraldo ne

    ResponderExcluir
  5. só ta faltando o cantor zé Geraldo ne

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o lembrete deste festival, que faz falta para alavancar os inúmeros talentos espalhados no Brasil que hoje não têm vez. Aproveito para divulgar meu blog de vinil: http://amizadevinil.blogspot.com.br e minha banda docas: www.facebook.com/bandaDocas. Saudações!

    ResponderExcluir

Deixe Sua Opinião!