sábado, 8 de maio de 2010

" V FIC - FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO 1970 "




















O 5ºFESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO FOI REALIZADO EM 1970.
CLASSIFICAÇÃO:

1º - BR-3, de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, com Tony Tornado.














BR-3, fez mais do que vencer. Confirmou o prestígio da dupla Antonio Adolfo e Tibério Gaspar que há vários festivais ameaçava o primeiro lugar e lançou Tony Tornado.






















Acompanhado pelo Trio Ternura, Tony levantou o público do Maracanãzinho e venceu a maratona da canção.


2º - O amor é o meu país, de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro com Ivan Lins.















MAU(Movimento Artístico Universitário), formado por,Cesar Costa Filho, Luiz Gonzaga Júnior(Gonzaguinha) e Ivan Lins, ficaram entre as 10 primeiras classificadas durante o V FIC. Os principais nomes do movimento participaram do Festival Universitário (que no início estava associado à TV Tupi do Rio de Janeiro), no final dos anos 60. Alguns, como Ivan Lins, Lucinha Lins, Gonzaguinha e Rolando, foram contratados pelo selo Forma/Philips, dirigido por Paulinho Tapajós, que lançou no mercado seus discos de estréia, além de discos de César Costa Filho. Em seguida, participaram, com outros artistas do cast da gravadora Philips, do LP "Som livre exportação", também lançado pelo selo Forma, e do programa homônimo realizado pela TV Globo em 1970 e 1971, tendo como apresentadores Ivan Lins e Elis Regina.















Numa época de repressão, o movimento, com a originalidade de seus compositores, muito contribuiu para a expansão da música popular brasileira, dele surgindo nomes expressivos como Gonzaguinha, Ivan Lins e Aldir Blanc, entre outros. Fonte Dicionário Cravo Albin de MPB

3º - Encouraçado, de Sueli Costa e Tite Lemos,com Fábio
Encouraçado, composição de Sueli Costa e Tite de Lemos.














Fábio, vibrou com o seu terceiro lugar e com o Prêmio de Melhor Intérprete. Ele considerava o Festival como uma etapa muito importante para o artista, tanto financeira quanto artísticamente. por isso se dedicou ao máximo e conseguiu ser compreendido pelo público e pelo júri.
Ele viu o Festival como um desafio para se impor dentro dessa nova perspectiva de sua carreira.




















No livro "Até parece que foi sonho", Fábio relata que a música foi ensaiada diariamente com Tim Maia, que o instruiu em relação à pronúncia, respiração e postagem da voz.

4º - Um abraço terno em você, viu mãe, de Gonzaguinha, com Luiz Gonzaga Júnior.














5° - Abolição 1860/1960, de Dom Salvador e Arnaldo Medeiros com Luiz Antônio e Mariá



Vestidos com longas túnicas coloridas, Luis Antônio, Mariá e o conjunto Dom Salvador apresentaram Abolição 1860 - 1980. Composta por Dom Salvador e Arnoldo Medeiros, a música ficou com a 5ª colocação.
Em 1971, o disco Som, Sangue e Raça, lançado pela CBS, veio na esteira da participação de Dom Salvador e seu grupo no V FIC e foi lançado em CD, há alguns anos.



















Luis Antônio, formou com Rolando Faria a dupla "Les Étoiles" e fez bastante sucesso na Europa nas décadas de 70 e 80.







FONTE:http://festivaisdacancao.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Foi o festival de terror e racismo, os negros Erlon Chaves e Toni Tornado passaram a ser perseguidos pelos militares, Erlon por que colocou 2 loiras no palco e disse que se sentia beijado por todas as mulheres que ali estavam, dias depois foi levado a um interrogatório da censura, perseguiram ele de tal forma que acabou com sua alegria e carreira, Toni também seria perseguido por usar o Black Power e os militares acharem que ele fundaria um Panteras Negras tupiniquim, foi convidado a se retirar do país.

    ResponderExcluir

Deixe Sua Opinião!